terça-feira, julho 13, 2010

Origens...

Pelo que entendo, nunca havia ouvido qualquer referencia neste sentido: Guaxupé distrito de Guaranésia?
Pois o fato se comprova e os livros de tombo de nossa história, tombados no sentido literal, sequer fazem justificativas ao fato e como todo o processo de emancipação do distrito ocorreu.
Talvez de forma prosaica, o progresso quis se solidificar nas terras dos coronéis ou aliar-se a propagação da fé.
Havia por esta ocasião, ideias revolucionárias de que os povoados que permitiam a construção de seminários e ou conventos cresciam, pois quando em atividade inúmeras famílias optavam por residir nas proximidades, dando desta forma subsídio aos filhos e filhas que ali estudariam e também o comércio crescia de forma exuberante.
Comprovando a teoria, um esboço que tive o prazer de ter em mãos, vislumbrava na época, a construção de um seminário onde hoje na cidade de Guaranésia, se encontra o cemitério. Não acatando a ideia tal projeto foi levado para Guaxupé.
A cidade conta hoje com seminário, um comércio pujante, uma universidade, uma cooperativa de café, diga-se de passagem a maior do mundo e nós... Bem nós temos um cemitério, por enquanto. Pois o mesmo além de alvo constante de vândalos está também com os dias contados.
Mas a história continua...